INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: INFLUÊNCIAS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Resumo
A inclusão de pessoas com deficiencia no ambiente de trabalho tem sido um dos grandes desafios das organizações. Ambientes organizacionais despreparados e a falta de qualificação representam barreiras de acesso ao mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo analisar como a prática da aprendizagem profissional e o acompanhamento influenciam a inclusão das pessoas com deficiência intelectual no ambiente de trabalho de uma cooperativa de produção agropecuária do interior do Rio Grande do Sul (RS). O método de pesquisa seguiu caráter descritivo e abordagem qualitativa, tendo sido utilizadas entrevistas e análise de conteúdo como técnicas de coleta e análise de dados, respectivamente. O estudo permitiu compreender que o curso de aprendizagem profissional tornou-se uma das mais importantes ferramentas de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ambiente de trabalho da organização em questão e forneceu subsídios para que continue desenvolvendo ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência em seus estabelecimentos.
Palavras-chave
Aprendizagem Profissional; Deficiência Intelectual; Inclusão Social.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1703
Direitos autorais 2018 Tania Maria Schardong, Liciane Diehl
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