COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DIGITAL: ESTUDO SOBRE EMPRESAS DO VALE DO TAQUARI/RS
Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar como as empresas do Vale do Taquari utilizam a comunicação estratégica digital para se relacionar com os seus clientes. A metodologia aplicada é de pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e quantitativa. Um questionário foi enviado por meio do Formulário do Google para setenta empresas cadastradas no sistema do SENAI de Lajeado, obtendo-se um retorno de 26%. Os dados foram tabulados e analisados no software Microsoft Office Excel 2013. Os resultados demonstram que as empresas atuam nos três ramos: indústria, comércio e serviços, tendo faturamentos variados. Os públicos-alvos que mais se destacaram foram adultos e jovens, porém a maioria das empresa não tem pessoal designado para trabalhar com comunicação estratégica digital e faz atualizações dos meios de comunicação digital, principalmente, semanalmente e mensalmente, ao mesmo que pouco investe em comunicação digital, todavia utilizam especialmente meios gratuitos de comunicação: Facebook, Whatsapp e Instagram. E de alguma forma realizam análises do alcance da comunicação, normalmente pelo Google Analistics. A grande maioria dos respondentes tem conhecimento do que é comunicação estratégica digital. Também revelam que poucas empresas adotam comunicação estratégica digital, sendo que as que adotam realizam através de trabalhos com planejamento, patrocínios, impulsionamentos e anúncios. Apontam como vantagens desse novo processo de comunicação: melhoria da imagem da empresa, aumento das vendas e dos clientes, maior velocidade na transmissão das informações, além disso, o alcance das informações e ações também é maior. Igualmente poucos percebem desvantagens da comunicação digital, e os que assinalam inferem: problemas com falsas mídias, diminuição do contato com o cliente, problemas com comentários e rejeições à marca ou aumentado os custos de comunicação.
Palavras-chave
Comunicação; Estratégia digital; Marketing; Relacionamento com o cliente.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1781
Direitos autorais 2018 Rosane Sott Bona, Gerson José Bonfadini
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: