APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DO BRINCAR

Autores

  • Daiane Cristina Giovanella Centro Universitário UNIVATES
  • Atos Prinz Falkenbach

Palavras-chave:

Aprendizagem e desenvolvimento. Deficiência. Brincar.

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que reflete o processo de aprendizagem por intermédio do brincar de um menino diagnosticado com autismo leve em sessões de psicomotricidade relacional. O estudo é de caráter qualitativo, modalidade estudo de caso. A coleta de informações baseou-se no uso da observação participante. As informações coletadas possibilitaram organizar as seguintes categorias: a) aprendizagens nas rotinas de entrada e de saída das sessões; b) trajetória de jogo da criança e; c) situações de exercício. Foi possível refletir que o brincar exerce significativa influência na aprendizagem do menino participante, uma vez que puderam ser observadas demonstrações emocionais, produções de brincar, ampliação do repertório de movimentos e as organizações para iniciar e parar de brincar. O auxílio e a ajuda psicomotora para brincar são fundamentais ao exercício das capacidades das crianças com deficiências.

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Publicado

06-02-2013

Como Citar

GIOVANELLA, Daiane Cristina; FALKENBACH, Atos Prinz. APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DO BRINCAR. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/18. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais