COMPORTAMENTO DE RISCO E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA A REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Neusa Maria Zanon Universidade do Vale do Taquari
  • Luciane De Fátima Rotth Brisotto

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.1909

Palavras-chave:

Acidente, Comportamento, Psicologia, Trânsito

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar os principais estudos que descrevem as causas, as consequências e a contribuição da psicologia em relação aos acidentes de trânsito, visto o elevado número de acidentalidade nas estradas de todo o Brasil, na maioria considerados gravíssimos devido ao alto índice de mortes e sequelas dos envolvidos. Através da leitura das bibliografias encontradas, verificou-se o quanto o fator humano implica nas causas e consequências dos acidentes de trânsito, principalmente no que diz respeito à conduta e ao comportamento dos condutores, sendo que, referente a estes, nota-se que prevalece a desatenção e o excesso de confiança. Como estudado, o trânsito não é constituído somente de condutores de veículos, mas também de tudo e todos que se envolvem no espaço destinado para a circulação e o movimento. Dentro deste ambiente, outro elemento que também circula em grande número e predispõe significativo índice de risco é o pedestre, o qual também tem regras e normas a seguir. De tal modo, é possível às políticas públicas de transportes e circulação, através de um trabalho multidisciplinar no qual a psicologia também contribua, procurar desenvolver ações que priorizem o espaço urbano, com o objetivo de proporcionar um ambiente harmônico e democrático. Este trabalho pode visar, ainda, possibilidades de uso e incentivos voltados aos outros meios de transportes, objetivando mais fluidez e segurança no trânsito.

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

ZANON, Neusa Maria; BRISOTTO, Luciane De Fátima Rotth. COMPORTAMENTO DE RISCO E A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA PARA A REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.1909. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1909. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais