O PEDAGOGO EM HOSPITAIS: COM A PALAVRA GESTORES HOSPITALARES

Autores

  • Ana Maria Costa Barross UFMA
  • Francisca Melo Agapito UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i3a2019.1963

Palavras-chave:

Brinquedoteca. Relevância do pedagogo. Práticas de intervenção.

Resumo

O pedagogo é o profissional que pode atuar em espaços escolares e não escolares. Referente a este último, esse profissional por meio da Pedagogia Hospitalar, pode atuar em classes hospitalares e na brinquedoteca. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de gestores sobre a presença e atuação do pedagogo em hospitais públicos e privados no município de Imperatriz/MA. Para tanto se utilizou como aportes teóricos, autores que tratam da temática da pedagogia hospitalar, além de autores que tratam da importância da brinquedoteca para a criança ou adolescente hospitalizado. A presente pesquisa é de cunho qualitativo e descritivo. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada, realizada com dois gestores de dois hospitais. Os dados foram analisados por meio de análise descritiva. Os resultados obtidos revelaram que os gestores participantes têm consciência da relevância da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar. A existência de brinquedotecas nos hospitais pesquisados no município de Imperatriz/MA é um ponto positivo em prol da criança ou adolescente hospitalizado, contudo, evidenciou-se a ausência de pedagogos nesses espaços. Ratifica-se que o pedagogo é o profissional apto para promover práticas de intervenção que possibilitem à criança e ao adolescente hospitalizado outras vivências promotoras do restabelecimento terapêutico humanizado.

Biografia do Autor

Ana Maria Costa Barross, UFMA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: amc_barros@hotmail.com

Francisca Melo Agapito, UFMA

Mestra e doutoranda em Ensino (UNIVATES). Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior (UEMA) e EM Libras (FAPAF) Graduada em Pedagogia (UDESC). Participante dos grupos de pesquisa Práticas, Ensino e Currículo – PEC e Diálogos Interculturais e Práticas Educativas –DIPE. Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: franciscaagapito@gmail.com

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

COSTA BARROSS, Ana Maria; AGAPITO, Francisca Melo. O PEDAGOGO EM HOSPITAIS: COM A PALAVRA GESTORES HOSPITALARES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 3, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i3a2019.1963. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1963. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde