UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE BENEFICIAMENTO DE PEDRAS PRECIOSAS NA FABRICAÇÃO DE PISOS INTERTRAVADOS DE CONCRETO

Autores

  • Larissa Toledo Dullius Universidade do Vale do Taquari
  • Cristiano Giovanella Universidade do Vale do Taquari
  • Suélen Nichel Universidade do Vale do Taquari
  • Carolina Bernhard Universidade do Vale do Taquari
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2023

Palavras-chave:

Substituição, Lodo de Gemas, Reutilização, Resíduo

Resumo

O Brasil é um grande exportador de pedras preciosas e semipreciosas em seu estado bruto. Devido à falta de investimento em tecnologias adequadas, a quantidade de perdas produtivas apenas na etapa de corte das pedras é de cerca de 50% do total de matéria-prima. O resíduo gerado pela indústria de beneficiamento de pedras preciosas é formado por óleo, pó e pequenos pedaços de pedras. Com a dificuldade de destinação correta para esse resíduo e o grande volume gerado pela indústria, esse estudo objetiva avaliar a utilização do resíduo na fabricação de pisos intertravados de concreto em substituição à areia fina. Para tal, foi realizada a caracterização do resíduo, chamado lodo de gemas. Posteriormente, foram produzidos traços substituindo-se a areia por lodo de gemas em quantidades iguais a 2%, 4%, 6%, 8% e 12% sobre a massa total dos agregados. Também foi produzido um traço referência para comparação. Para avaliar a qualidade dos pisos intertravados, foram realizados os ensaios de dimensionamento, absorção de água e resistência à compressão. Ao final, a análise de resultados permitiu concluir que o lodo de gemas é um resíduo que pode ser utilizado como substituto do agregado miúdo na fabricação dos pisos intertravados de concreto, sendo o melhor desempenho apresentado nos traços em que houve a substituição da areia fina por lodo de gemas em 2% e 4%.

Biografia do Autor

Larissa Toledo Dullius, Universidade do Vale do Taquari

Graduanda em Engenharia Ambiental (UNIVATES). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq).

Cristiano Giovanella, Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (UNIVATES). Graduado em Química Industrial (UNIVATES). Professor do CET (UNIVATES).

Suélen Nichel, Universidade do Vale do Taquari

Graduanda em Engenharia Química (UNIVATES). Bolsista de Iniciação Científica.

Carolina Bernhard, Universidade do Vale do Taquari

Graduanda em Engenharia Civil (UNIVATES). Bolsista de Iniciação Científica

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari

Pós-Doutoranda em Educação e Psicologia (UA). Doutora em Química (UFRGS) e mestre em Química (UFRGS). Professora do CCTEC (UNIVATES).

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

DULLIUS, Larissa Toledo; GIOVANELLA, Cristiano; NICHEL, Suélen; BERNHARD, Carolina; OLIVEIRA, Eniz Conceição. UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE BENEFICIAMENTO DE PEDRAS PRECIOSAS NA FABRICAÇÃO DE PISOS INTERTRAVADOS DE CONCRETO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 4, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2023. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2023. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas