UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA GOOGLE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVATES

Autores

  • Martha Inês Hermes Grillo Univates
  • Edson Moacir Ahlert Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2039

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino e aprendizagem, Google for Education

Resumo

Os recursos digitais gratuitos disponibilizados pela empresa Google são muito populares e vêm sendo utilizados nos mais variados contextos, inclusive na educação. Esses aplicativos são ferramentas de fácil assimilação e podem ser úteis para a dinamização das aulas, propiciando uma metodologia mais compatível com o contexto atual. Este artigo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a utilização das ferramentas contidas no programa Google for Education pelos docentes vinculados ao Centro de Educação Profissional da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Desde a adesão da instituição ao programa, os professores vêm sendo progressivamente incluídos em ações de capacitação voltadas ao desenvolvimento de competências tecnológicas para a utilização dos recursos disponíveis na suíte de aplicativos. A coleta de dados para a pesquisa deu-se por meio de um questionário enviado aos professores dos Cursos Técnicos ofertados pela instituição. Os resultados foram analisados qualitativamente, buscando-se elucidar quais os recursos digitais mais utilizados e sua finalidade. Realizou-se ainda um levantamento das percepções sobre as vantagens e limitações da utilização dessas tecnologias digitais nas atividades pedagógicas. Os resultados mostram que 81% dos professores que compõem a amostra da pesquisa já participaram de atividades de capacitação para a utilização dos recursos Google. As principais vantagens reconhecidas pelos professores na utilização das ferramentas Google são o dinamismo, inovação e criatividade nas aulas. Entre as dificuldades apontadas está a falta de domínio dessas ferramentas, gerando, em algumas situações, insegurança na sua utilização.

Biografia do Autor

Martha Inês Hermes Grillo, Univates

Docência

Edson Moacir Ahlert, Univates

Tecnologia da Informação

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

HERMES GRILLO, Martha Inês; AHLERT, Edson Moacir. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA GOOGLE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UNIVATES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 4, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2039. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2039. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas