AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE NO CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • André Luis Eifler Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Edson Moacir Ahlert

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i1a2019.2061

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Aprendizagem Baseada em Problemas. ABP.

Resumo

O professor precisa ser criativo e flexível em escolher procedimentos visando integrar o conteúdo, a disponibilidade do tempo e as particularidades de cada assunto, possibilitando um melhor desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos. A presente pesquisa, de cunho descritiva e abordagem quanti-qualitativa, embasada em pesquisa bibliográfica e levantamento de dados, objetivou destacar a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas, nas aulas da disciplina de Contabilidade, no curso Técnico em Administração, do Centro de Educação Profissional da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Buscou-se também descrever o desenvolvimento da metodologia ativa utilizada com o grupo de alunos num intervalo de três aulas, bem como investigar as percepções quanto à eficiência do método, por meio de um questionário. Os dados sugerem que os alunos perceberam que aprendem melhor, quando participam de forma ativa e desafiadora, em condições de aplicar o aprendizado experimentado em sala de aula em situação que se apresentam nas empresas onde atuarão. Os respondentes afirmam, em sua maioria, que percebem a estratégia de ensino utilizada como aspecto favorável ao bom funcionamento da dinâmica em sala de aula, e êxito no relacionamento entre professor e alunos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-04-2019

Como Citar

EIFLER, André Luis; AHLERT, Edson Moacir. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE NO CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i1a2019.2061. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2061. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional