ANÁLISE DA ENVIRONMENTAL DISCLOSURE DE CORPORAÇÕES COM SELO ISE DA BM&FBOVESPA

Autores

  • Andréia Alberton Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Alexandre André Feil Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i1a2019.2115

Palavras-chave:

Contabilidade Ambiental, Environmental Disclosure, Correlação de Spearman.

Resumo

As corporações, em nível mundial, estão sendo pressionadas por diversos stakeholders para evidenciarem informações ambientais positivas e negativas nos relatórios contábeis/sociais. Neste contexto, este estudo objetiva analisar a environmental disclosure nas corporações com selo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. A metodologia empregada é a quantitativa, descritiva-exploratória e tem como procedimento técnico a documental, sendo a coleta de dados efetuada mediante checklist. Os principais resultados revelam que as evidenciações das informações ambientais ocorrem, em maior quantidade, no relatório de sustentabilidade, por outro lado, estas informações são escassamente evidenciadas no balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício. As informações ambientais positivas são evidenciadas em sua maioria e poucas evidenciaram informações ambientais negativas. A evidenciação das informações ambientais diverge entre as corporações analisadas, não detectando padrões de informações divulgadas. As corporações com selo ISE com prejuízo contábil tiveram maior divulgação de informações ambientais quanto à quantidade de relatórios, o que se constatou através de uma correlação significativa. Conclui-se que as corporações com selo ISE possuem uma escassa environmental disclosure das informações ambientais, em especial, nos relatórios contábeis.

Biografia do Autor

Andréia Alberton, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduada em Ciências contábeis pela Universidade Univates

Alexandre André Feil, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Atuo como docente adjunto no Curso de ciências Contábeis, editor geral da revista Estudo & Debate e Coordenador do comitê científico do Tecnovates do Centro Universitário UNIVATES. Sou graduado em Ciências Contábeis (1998-2003), Pós-graduado em Cooperativismo e Gestão de Negócios (2005-2006), Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (2008-2010) pelo Centro Universitário UNIVATES e Doutor em Qualidade Ambiental (2013-2016) pela Universidade Feevale. Tenho experiencia e pesquiso na área da contabilidade gerencial, em especial, análise de investimentos, orçamento empresarial e gestão de custos. Na sustentabilidade relacionado a mensuração do nível de sustentabilidade, índices de sustentabilidade, contabilidade ambiental; e pesquisas relacionadas a ética profissional do profissional contábil, Comitê de bacias hidrográficos, geração de resíduos residenciais urbanos, Consumo de água.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

ALBERTON, Andréia; FEIL, Alexandre André. ANÁLISE DA ENVIRONMENTAL DISCLOSURE DE CORPORAÇÕES COM SELO ISE DA BM&FBOVESPA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i1a2019.2115. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2115. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional