CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE COMPRA PELA INTERNET REALIZADA POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Willian Emilio Pivatto
  • Samuel Martim Conto Univates
  • Gabriel Machado Braido

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i1a2019.2136

Palavras-chave:

Comportamento. Comércio eletrônico. Pesquisa. Internet.

Resumo

Devido ao desenvolvimento da tecnologia e dos meios de transmissão das informações, o comércio eletrônico ou e-commerce na última década cresceu significativamente. O objetivo deste estudo é caracterizar o comportamento de compra pela internet dos alunos da Universidade do Vale do Taquari - Univates, localizada no município de Lajeado – RS. Para alcançar esse objetivo estabelecido, foi realizada inicialmente a pesquisa qualitativa exploratória, junto a 10 consumidores que habitualmente compram pela internet. Posteriormente, utilizando os resultados dessa etapa, foi aplicado o questionário e respondido por 310 alunos da Instituição. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, com a finalidade de caracterizar o perfil desses estudantes, a frequência com que realizam compras pela internet, seu valor médio, os principais fatores que influenciam no momento de compra, a categoria mais procurada e também a forma de pagamento utilizada com mais frequência. Após a realização da pesquisa, os dados foram analisados estatisticamente e dentre os principais resultados encontrados, destaca-se o preço dos produtos e serviços oferecidos como fator principal que leva os alunos a comprarem pela internet. Além disso, a maioria dos respondentes realiza pesquisas de preços e produtos nas lojas físicas, antes de efetuar uma aquisição virtual.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

PIVATTO, Willian Emilio; CONTO, Samuel Martim; BRAIDO, Gabriel Machado. CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE COMPRA PELA INTERNET REALIZADA POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i1a2019.2136. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2136. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional