AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL

Autores

  • Michael Juchum Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Alexandre André Feil Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i1a2019.2137

Palavras-chave:

Perspectivas profissionais. Ciências contábeis. Portugal. Brasil.

Resumo

Os acadêmicos em contabilidade possuem dúvidas relacionadas ao futuro da profissão, a saber, tipo de atividade disponível, a remuneração, as opções onde trabalhar, o nível de conhecimento exigido, o processo de entrevistas, entre outros. Neste contexto, este estudo objetiva analisar as perspectivas quanto à atuação do profissional contábil pelos acadêmicos de instituição de ensino superior em Portugal, e comparar com estudos no Brasil. O método de pesquisa utilizado é a quantitativa, descritiva e o procedimento técnico survey, por intermédio de questionário. A amostra não probabilística é de 72 acadêmicos do Instituto Politécnico de Leiria de Portugal (IPL). Os principais resultados revelam que o estudo ocorre no período diurno e pós-laboral, não trabalham e aqueles que trabalham não atuam na área contábil, tem pretensão de atuarem na área da contabilidade geral, e em relação a profissão é de atuar em empresa privada e em escritório contábil. Além disso, as variáveis intervenientes que influenciam na expectativa de remuneração e na inserção no mercado de trabalho é a faixa etária dos acadêmicos. Conclui-se que apesar das semelhanças entre a estrutura normativa e de processos da profissão contábil de Portugal e do Brasil, as características relacionadas ao perfil e as perspectivas futuras dos acadêmicos diferem de forma substancial.

Biografia do Autor

Michael Juchum, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade UNIVATES.

Alexandre André Feil, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Docente do programa de pós-graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), mestrado profissional, da Universidade Univates. Docente do curso de Ciências Contábeis do Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Univates.

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

JUCHUM, Michael; FEIL, Alexandre André. AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DOS ACADÊMICOS DE CONTABILIDADE: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 1, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i1a2019.2137. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2137. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional