A ABORDAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS

Daniele Gazola, Tatiana Stürmer Teixeira, Clarice Marlene Hilgemann

Resumo


Este trabalho, que tem como base a concepção de gênero textual adotada por Marcuschi, procura verificar, através da análise de livros didáticos do Ensino Médio, como os gêneros textuais estão sendo abordados nos livros didáticos utilizados em escolas públicas do Brasil; de que forma os gêneros textuais que os livros apresentam são identificados; se eles os apresentam como gênero textual; se as propostas de análise são coerentes com a noção de gênero e quais as diferenças e semelhanças entre um livro didático e outro. O objetivo deste estudo é compreender o papel do livro didático em sala de aula no que se refere aos estudos do texto e seus gêneros. Procura-se também identificar se o livro didático é um aliado do educando como um instrumento a mais no cotidiano escolar ou se torna o professor dependente desse material a ponto de utilizar somente o livro didático como forma de ensino.

Palavras-chave


Análise. Livro didático. Gênero textual.

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