O JOGO DA VELHA SOBRE MECÂNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Bruce Willys da Silva Moreira Universidade Federal do Acre
  • Paulo Cesar Alves Contreiras Junior Universidade Federal do Acre
  • Suziane Lima do Nascimento Universidade Federal do Acre
  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre
  • Marcos Whisley Viana Nobre Secretaria do Estado de Educação do Acre

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2242

Palavras-chave:

Ensino de física, Mecânica, Gincana, Jogo da velha.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada em uma gincana de jogo da velha; bem como relatar os resultados sobre a aplicação desta metodologia à uma turma de primeiro ano de ensino médio, em uma escola pública de Rio Branco / AC. A aula foi elaborada e aplicada por graduandos que participam do programa de Iniciação à Docência do curso de licenciatura em física da Universidade Federal do Acre. A sequência didática de ensino envolveu quatro encontros, com duração de uma hora cada. Nas três primeiras aulas foram revisados os assuntos: Leis de Newton, Trabalho e Energia, respectivamente. E na quarta aula, foi aplicado uma gincana a partir de duelos de jogo da velha entre as equipes. Para a competição, os alunos foram divididos em oito grupos de três ou quatro alunos. De duas em duas equipes, foram estabelecidas as disputas. Em forma de torneio, as equipes que perdessem as disputas eram eliminadas, até sobrar a equipe vencedora. Quanto aos resultados observados, a proposta mostrou-se proveitosa para os estudantes, bem como para os futuros professores, que experienciaram a docência ainda durante sua formação inicial.

Biografia do Autor

Bruce Willys da Silva Moreira, Universidade Federal do Acre

Discentes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Paulo Cesar Alves Contreiras Junior, Universidade Federal do Acre

Discentes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Suziane Lima do Nascimento, Universidade Federal do Acre

Discentes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde atua como coordenadora do programa de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ Polo 59), vice coordenadora do curso de licenciatura em física e docente vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). No momento, coordena o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Capes que teve início em Agosto de 2018. Possui Pós-Doutorado (2016), no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física e em Física Nuclear Teórica; e projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de formação inicial e continuada de professores de física.

Marcos Whisley Viana Nobre, Secretaria do Estado de Educação do Acre

Licenciatura em Física na Universidade Federal do Acre (UFAC). Docente pela Secretaria do Estado de Educação do Acre (SEE/AC)

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

MOREIRA, Bruce Willys da Silva; CONTREIRAS JUNIOR, Paulo Cesar Alves; NASCIMENTO, Suziane Lima do; SANTOS, Bianca Martins; NOBRE, Marcos Whisley Viana. O JOGO DA VELHA SOBRE MECÂNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2242. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2242. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas