LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DOS PCNS

Aline Diesel, Aline Raquel Konrath, Francieli Winck, Clarice Marlene Hilgemann

Resumo


Neste breve estudo, realizado por bolsistas do Pibid/Univates, subprojeto Letras, pretende-se analisar a forma como o livro didático aborda conteúdos gramaticais, leitura e produção textual, bem como sua adequação ao que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio, na área de Língua Portuguesa. Diante dos objetivos dos PCNs em prezar uma prática voltada para a interação e diversidade de gêneros textuais, serão avaliadas algumas atividades propostas no volume, a fim de constatar a congruência, a abordagem e os PCNs, segundo os quais o estudo da língua materna deve, pela interação verbal, permitir que o aluno desenvolva suas capacidades cognitivas. Após análise, constata-se que a obra é rica em gêneros textuais. No entanto, a abordagem da compreensão textual e dos estudos gramaticais não contempla as orientações dos PCNs e de estudiosos da área da linguagem.

Palavras-chave


Livro didático. PCNs. Língua Portuguesa. Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Aline Diesel, Aline Raquel Konrath, Francieli Winck, Clarice Marlene Hilgemann

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: