ENSAIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM: OS PROFESSORES E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO

Gilmárcia da Silva Picoli, Jéssica P. Campos da Silva, Roseli Raquel Neumann, Tania Micheline Miorando

Resumo


Este estudo foi realizado na disciplina de Didática Geral, e nele se discute a formação de professores nas suas diversas implicações pelas escolhas pedagógicas e pelo envolvimento escolar. Passa pela abordagem da leitura na escola e no mundo, seu intrincado processo de aprendizagem com o Projeto Político-Pedagógico como uma construção coletiva entre comunidade e escola, até a avaliação que se institui desde a sala de aula para a abrangência na qualificação dos espaços escolares. Parte de lembranças pessoais nas Histórias de Vida dos professores em formação docente e discute os mitos que perpassam a educação. Revisita autores que apresentam debates essenciais para a qualificação da educação e o quanto se interpõem nos espaços acadêmicos de formação nos cursos de licenciatura.

Palavras-chave


Formação de Professores. História de Vida. Mitos da Educação. Projeto Político-Pedagógico. Avaliação.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Gilmárcia da Silva Picoli, Jéssica P. Campos da Silva, Roseli Raquel Neumann, Tania Micheline Miorando

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: