ENSAIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM: OS PROFESSORES E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO

Autores

  • Gilmárcia da Silva Picoli
  • Jéssica P. Campos da Silva
  • Roseli Raquel Neumann
  • Tania Micheline Miorando

Palavras-chave:

Formação de Professores. História de Vida. Mitos da Educação. Projeto Político-Pedagógico. Avaliação.

Resumo

Este estudo foi realizado na disciplina de Didática Geral, e nele se discute a formação de professores nas suas diversas implicações pelas escolhas pedagógicas e pelo envolvimento escolar. Passa pela abordagem da leitura na escola e no mundo, seu intrincado processo de aprendizagem com o Projeto Político-Pedagógico como uma construção coletiva entre comunidade e escola, até a avaliação que se institui desde a sala de aula para a abrangência na qualificação dos espaços escolares. Parte de lembranças pessoais nas Histórias de Vida dos professores em formação docente e discute os mitos que perpassam a educação. Revisita autores que apresentam debates essenciais para a qualificação da educação e o quanto se interpõem nos espaços acadêmicos de formação nos cursos de licenciatura.

Downloads

Publicado

10-07-2012

Como Citar

PICOLI, Gilmárcia da Silva; SILVA, Jéssica P. Campos da; NEUMANN, Roseli Raquel; MIORANDO, Tania Micheline. ENSAIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM: OS PROFESSORES E SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/229. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais