SABERES CONCEITUAIS E COMPROMISSOS DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Mônica Ferreira Ramos
  • Marlise Heemann Grassi

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Conceitos.

Resumo

A elaboração do presente artigo surgiu de estudo realizado para fundamentar o Trabalho de Conclusão (TC1) do Curso de Pedagogia, sob a forma de projeto de pesquisa e que teve como objetivo (re)construir conceitos envolvidos no processo de alfabetização para, posteriormente, investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em primeiros anos do ensino fundamental. Esses conceitos, em permanente evolução, desafiam os educadores responsáveis pelo processo de aquisição da leitura e escrita. Seleciona-se para este artigo aspectos sobre as perspectivas do letramento e do processo de aprendizagem no período da alfabetização formal desenvolvido na escola, delineando dessa forma embasamento teórico a ser entrelaçado com práticas pedagógicas que favoreçam o ler e o escrever e considerem seus condicionantes e suas possibilidades sociais e culturais.

Downloads

Publicado

10-07-2012

Como Citar

RAMOS, Mônica Ferreira; GRASSI, Marlise Heemann. SABERES CONCEITUAIS E COMPROMISSOS DA ALFABETIZAÇÃO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/230. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais