DANOS MORAIS INDENIZÁVEIS DECORRENTES DO ABALO PSICOLÓGICO NO AMBIENTE DE TRABALHO: CHEFE NARCISISTA DESTRUTIVO X EMPREGADO

Autores

  • Monica Alves Rademann UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES
  • Rafael Zago da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2311

Palavras-chave:

abalo psicológico, assédio moral, chefe narcisista destrutivo, danos morais, direito do trabalho,

Resumo

O presente artigo centra-se em examinar o abalo psicológico no ambiente de trabalho decorrente de uma relação entre chefe narcisista destrutivo e seus empregados. O problema de pesquisa que se apresenta compreende os danos psicológicos causados por um empregador de personalidade narcisista destrutiva que tenha gerado tamanho transtorno psicológico a seu empregado cabendo indenização por danos morais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio do método de abordagem dedutivo e de procedimento bibliográfico e documental. Para responder o problema da pesquisa dividiu-se em dois momentos: primeiro, as reflexões partem de uma breve conceituação de chefe narcisista e da caracterização do abalo psicológico no ambiente de trabalho. Segundo, explana sobre como ocorrem os abusos psicológicos e os danos morais cabíveis. Nesse sentido, conclui-se que os chefes com personalidade narcisista transformam o ambiente de trabalho em um local tóxico, afetando o psicológico de seus empregados, cabendo, desta maneira o direito a indenização por danos morais.

Biografia do Autor

Monica Alves Rademann, UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Aluna do Curso de Pós-graduação Direito e Processo do Trabalho pela Universidade do Vale do Taquari.

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

ALVES RADEMANN, Monica; SILVA, Rafael Zago da. DANOS MORAIS INDENIZÁVEIS DECORRENTES DO ABALO PSICOLÓGICO NO AMBIENTE DE TRABALHO: CHEFE NARCISISTA DESTRUTIVO X EMPREGADO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2311. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2311. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais