REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO
Resumo
O presente relato apresenta reflexões acerca do uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação junto ao processo educativo, tendo como ponto de partida um projeto cujo objetivo é ampliar as possibilidades de leitura e de escrita mediante a utilização destes recursos. A proposta foi elaborada e está sendo desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/Univates, subprojeto de Pedagogia, em uma escola do município de Lajeado/RS. Num primeiro momento buscou-se aprofundamento teórico sobre o uso de diferentes recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas, bem como sobre sua utilização para potencializar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Também procurou-se conhecer o laboratório de informática e a forma como o mesmo vem sendo utilizado. Na sequência, foi elaborada a proposta de trabalho, com ênfase na alfabetização, contemplando momentos de produção individual e coletiva. O projeto envolveu alunos da III etapa do 1° ciclo de formação da escola parceira, cujas crianças têm entre 8 e 9 anos.
Palavras-chave
Informática educativa. Aprendizagem. Tecnologia educacional.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Angélica Bortolini, Camila Gräbin, Liana Marieli Gerhardt, Lívia Bendetti Pereira, Melissa Schneider Scherer, Maria Elisabete Bersch

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: