REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO
Resumo
O presente relato apresenta reflexões acerca do uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação junto ao processo educativo, tendo como ponto de partida um projeto cujo objetivo é ampliar as possibilidades de leitura e de escrita mediante a utilização destes recursos. A proposta foi elaborada e está sendo desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/Univates, subprojeto de Pedagogia, em uma escola do município de Lajeado/RS. Num primeiro momento buscou-se aprofundamento teórico sobre o uso de diferentes recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas, bem como sobre sua utilização para potencializar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Também procurou-se conhecer o laboratório de informática e a forma como o mesmo vem sendo utilizado. Na sequência, foi elaborada a proposta de trabalho, com ênfase na alfabetização, contemplando momentos de produção individual e coletiva. O projeto envolveu alunos da III etapa do 1° ciclo de formação da escola parceira, cujas crianças têm entre 8 e 9 anos.
Palavras-chave
Informática educativa. Aprendizagem. Tecnologia educacional.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2017 Angélica Bortolini, Camila Gräbin, Liana Marieli Gerhardt, Lívia Bendetti Pereira, Melissa Schneider Scherer, Maria Elisabete Bersch
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: