REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Angélica Bortolini
  • Camila Gräbin
  • Liana Marieli Gerhardt
  • Lívia Bendetti Pereira
  • Melissa Schneider Scherer
  • Maria Elisabete Bersch

Palavras-chave:

Informática educativa. Aprendizagem. Tecnologia educacional.

Resumo

O presente relato apresenta reflexões acerca do uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação junto ao processo educativo, tendo como ponto de partida um projeto cujo objetivo é ampliar as possibilidades de leitura e de escrita mediante a utilização destes recursos. A proposta foi elaborada e está sendo desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/Univates, subprojeto de Pedagogia, em uma escola do município de Lajeado/RS. Num primeiro momento buscou-se aprofundamento teórico sobre o uso de diferentes recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas, bem como sobre sua utilização para potencializar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Também procurou-se conhecer o laboratório de informática e a forma como o mesmo vem sendo utilizado. Na sequência, foi elaborada a proposta de trabalho, com ênfase na alfabetização, contemplando momentos de produção individual e coletiva. O projeto envolveu alunos da III etapa do 1° ciclo de formação da escola parceira, cujas crianças têm entre 8 e 9 anos.

Downloads

Publicado

10-07-2012

Como Citar

BORTOLINI, Angélica; GRÄBIN, Camila; GERHARDT, Liana Marieli; PEREIRA, Lívia Bendetti; SCHERER, Melissa Schneider; BERSCH, Maria Elisabete. REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/232. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais