REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E FETICHISMO DA MERCADORIA - FUSCA

Autores

  • Margarita Rosa Gaviria Mejía

Palavras-chave:

Biografia. Cultura. Bens. Fetichismo. Animismo.

Resumo

O artigo trata, em primeiro lugar, do referencial teórico que orientou as reflexões antropológicas elaboradas com os alunos de Antropologia e Design, na Univates, em 2011, sobre as representações culturais do Fusca. O corpo do artigo contém a analise dos dados empíricos levantados na pesquisa, em torno das seguintes questões: 1) o ambiente no qual as relações sociais ocorrem, mediadas pelo Fusca; 2) as representações visuais construídas a partir dele, que denotam propriedades materiais e imateriais; 3) os sentimentos de fetichismo e animismo implícitos nas relações construídos pelos donos com o Fusca; 4) a imbricação sujeito-objeto, subjacente à relação Dono-Fusca. E, no final, consideramos a relevância do tema.

Downloads

Publicado

10-07-2012

Como Citar

MEJÍA, Margarita Rosa Gaviria. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E FETICHISMO DA MERCADORIA - FUSCA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/235. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais