O QUE PODE A EDUCAÇÃO? DIÁRIO DE UM GRUPO

Adriana Pretto, Afonso W. Roveda, Beatriz Hauenstein, Fabiane Olegário, Jilvane Schimtt Gölh, Maria da Glória Munhoz Roos, Natalia Devitte, Raquel Arenhardt, Tania Micheline Miorando

Resumo


O relato trata de experiências vividas pelos integrantes do grupo de estudos da Univates, intitulado “O que pode a educação?”. O grupo é constituído por alunos egressos do curso de Pedagogia e Letras e acadêmicos dos cursos de licenciaturas e de Psicologia da Univates, estando vinculado ao curso de Pedagogia como atividade de extensão. A intenção do grupo consiste em problematizar a forma homogênea e dominante de pensar a educação, enquanto teoria e prática, a partir da perspectiva da filosofia da diferença, tentando compor espaços de crítica, de resistência e de fissuras dos territórios aprisionadores produzidos pela Modernidade. Além dos estudos teóricos, buscam-se outras maneiras para pensar a educação, tais como literatura, poesia e música. Na esteira de Foucault, colocamos em jogo a seguinte questão: de que modo nos constituímos como sujeitos? Neste sentido, cabe suspeitar das práticas discursivas que circulam em nosso tempo, arriscando, portanto a pensar nos seus efeitos.

Palavras-chave


Problematização. Filosofia da diferença. Fissuras.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Adriana Pretto, Afonso W. Roveda, Beatriz Hauenstein, Fabiane Olegário, Jilvane Schimtt Gölh, Maria da Glória Munhoz Roos, Natalia Devitte, Raquel Arenhardt, Tania Micheline Miorando

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: