PROJETO PILOTO DE ANÁLISES DE SOLOS DE UMA PROPRIEDADE RURAL DO VALE DO TAQUARI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2378

Palavras-chave:

Qualidade. Fungos. Manejo do solo. Diversidade biológica.

Resumo

O solo é o recurso natural responsável por estimular o desenvolvimento das espécies vegetais e também por ser um dos meios de sobrevivência da humanidade, que se utiliza de métodos naturais e artificiais para a melhoria da produção de alimentos. Assim, o presente estudo teve como objetivo testar metodologias de análise de solo para a implementação no grupo de pesquisa. Realizou-se a coleta de solos de três diferentes manejos: área com cultivos temporários, de floresta nativa e de cultivo de pasto. A coleta foi realizada em um único momento (março de 2017). Em cada manejo, os solos foram amostrados em cinco pontos diferentes (nos cantos e nos centros de um quadrante de 1 m²) em uma profundidade de 5 cm. Foram realizadas análises de umidade, pH, metais (K, Zn, Cu, Mn, Al, Ca, Mg) e não-metais (P, S, B, N), estimativa da acidez potencial, análises granulométricas (areia, silte e argila), matéria-orgânica, respiração basal e biomassa microbiana. Para a determinação de fungos, fez-se o uso da metodologia de diluição decimal utilizando o ágar Sabouraud Dextrose e posterior identificação micro/macroscópica. Em relação aos resultados das análises físico-químicas e biológicas obtidos e a comparação desses dados com os demais estudos, pode-se perceber que as metodologias testadas podem ser utilizadas e implementadas no grupo de pesquisa.

Biografia do Autor

Cibel de Fátima de Oliveira da Silva, Universidade do Vale do Taquari- Univates

Bióloga formada pela Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Amanda Luisa Stroher, Universidade do Vale do Taquari- Univates

Estudante do curso de Biomedicina, da Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Juliana de Araújo, Universidade do Vale do Taquari- Univates

Estudante de Engenharia Química, da Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Claudete Rempel, Universidade do Vale do Taquari- Univates

Centro de Ciências Médicas (CCM), do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD),do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), da Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Mônica Jachetti Maciel, Universidade do Vale do Taquari- Univates

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS), da Universidade do Vale do Taquari- Univates.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

DE OLIVEIRA DA SILVA, Cibel de Fátima; STROHER, Amanda Luisa; DE ARAÚJO, Juliana; REMPEL, Claudete; MACIEL, Mônica Jachetti. PROJETO PILOTO DE ANÁLISES DE SOLOS DE UMA PROPRIEDADE RURAL DO VALE DO TAQUARI. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2378. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2378. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde