DIFERENTES CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Paula da Costa Centro Universitário UNIVATES
  • Vanessa Kolberg
  • Marli Teresinha Quartieri

Palavras-chave:

Situações-problemas. Concepções de professores. Séries iniciais do Ensino Fundamental. Matemática.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as diferentes maneiras que as situações-problemas são desenvolvidas pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada, por meio de um questionário, com quatorze professores e caracteriza-se como um trabalho de cunho qualitativo. A reflexão ancorou-se nos referenciais teóricos de Polya, Dante, Charnay, Smole e Diniz. O estudo apontou que os professores entrevistados acreditam que a metodologia envolvendo situações-problemas deve ter destaque no planejamento das aulas, priorizando-a diversas vezes por semana e explorando diferentes formas de desenvolvimento, já que acreditam que as situações-problemas estimulam o raciocínio lógico, percepção de conceitos, busca de estratégias, soluções e hipóteses. Percebe-se, porém, que ao descrever uma situação-problema utilizada em sala de aula, a maioria dos professores baseia-se em propostas descritas em livros didáticos e que muitas vezes deixam de fazer relação com o cotidiano dos alunos, assim contrapondo-se com suas próprias concepções.

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Publicado

30-12-2012

Como Citar

COSTA, Ana Paula da; KOLBERG, Vanessa; QUARTIERI, Marli Teresinha. DIFERENTES CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/238. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas