METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Horácio Nascimento Saccol
  • Edson Moacir Ahlert Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2380

Palavras-chave:

Educação Profissional. Metodologias Ativas. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

As Metodologias Ativas têm como objetivo desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, de maneira a promover o protagonismo do aluno e torná-lo corresponsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo capacidades de autonomia, participação, reflexão, trabalho em equipe e inovação, alinhadas às novas exigências do mundo contemporâneo. O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar como o aluno do ensino profissional compreende e faz uso das metodologias ativas empregadas por seus professores, além de investigar os benefícios trazidos por essas metodologias na formação profissional desses indivíduos. Desse modo, foi aplicado um questionário a 67 estudantes dos cursos técnicos em Administração e Contabilidade de uma Escola Estadual do Município de Palmeira das Missões-RS com o intuito de coletar suas percepções sobre as metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos seus professores. Os resultados mostram que os estudantes observam o uso de metodologias ativas que favorecem seu protagonismo, além de identificarem benefícios no âmbito profissional, como o desenvolvimento de competências requeridas no mercado de trabalho atual.

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

SACCOL, Horácio Nascimento; AHLERT, Edson Moacir. METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2380. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2380. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais