OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

  • Douglas Luciano de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2390

Palavras-chave:

Direitos Fundamentais, Origem, Evolução, Positivação, Eficácia

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida com o propósito de demonstrar a origem e a evolução dos direitos fundamentais, assim como a importância de sua positivação no texto constitucional. Objetiva-se demonstrar que os direitos fundamentais possuem o escopo de limitar e controlar o poder estatal, bem como assegurar aos cidadãos uma vida digna, através do conjunto de normas e princípios destinados a estabelecer direitos, deveres e garantias. Com a pesquisa, evidencia-se que os direitos fundamentais permanecem em constante evolução, sendo alterados consoante o desenvolvimento da sociedade, estando, atualmente, divididos no texto constitucional em direitos de primeira, segunda e terceira geração. Para a realização da pesquisa utilizou-se do método dedutivo-bibliográfico, fazendo-se intensa revisão bibliográfica de conceituados doutrinadores que já abordaram o tema. Como resultado, constata-se a consolidação dos direitos fundamentais através da atual Constituição Federal, e a necessidade da observância dos preceitos constitucionais lá dispostos por parte de todos. Conclui-se que a efetivação dos direitos fundamentais depende da conscientização e observância do texto constitucional, tornando-os, desta forma, efetivos instrumentos para o bem estar social.

Biografia do Autor

Douglas Luciano de Oliveira

DOUGLAS LUCIANO DE OLIVEIRA Advogado atuante na área do Direito Bancário, formado pela Universidade de Franca/SP, especialista em Direito Constitucional e em Direito Empresarial pelo Centro Universitário Cidade Verde - UNIFCV, pós-graduando em Direito do Consumidor pela Faculdade Legale.

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Douglas Luciano de. OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2390. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2390. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais