ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL TÉCNICO DA ATENÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO TAQUARI/RS

Autores

  • Carina Guidoni
  • Edson Moacir Ahlert

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2391

Palavras-chave:

Educação continuada. Educação permanente. Técnico em Enfermagem.

Resumo

A educação continuada proporciona o desenvolvimento de competências profissionais, ao longo da trajetória profissional, enquanto a educação permanente tem por objetivo desenvolver as competências de forma interdisciplinar, utilizando a prática como fonte do conhecimento e colocando o profissional para atuar ativamente no processo educativo. Este estudo analisa a formação continuada e permanente dos profissionais de enfermagem de nível técnico que atuam na atenção básica de um município do Vale do Taquari/RS e sugere a utilização de novas metodologias de ensino e aprendizagem no processo de educação permanente. Foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem qualitativa; os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e após foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, a qual envolve três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e inferência e interpretação. Como resultados do estudo surgiram três categorias analíticas: “ Importância do processo de Educação Continuada, aporte para o exercício da profissão, facilidades e dificuldades de acesso”, “Práticas de Educação Permanente desenvolvidas na instituição, metodologias utilizadas e participação dos profissionais” e “Avaliação e sugestões para qualificação do processo”. Como resultados do estudo evidenciou-se que o processo de educação permanente realizado pela instituição possui algumas lacunas e sugeriu-se a introdução de metodologias ativas de ensino e aprendizagem para a qualificação do processo.

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

GUIDONI, Carina; AHLERT, Edson Moacir. ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL TÉCNICO DA ATENÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO TAQUARI/RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2391. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2391. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais