APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
A demanda cada vez maior do mundo do trabalho por profissionais com características voltadas à capacidade de iniciativa, flexibilidade, autonomia e trabalho em equipe, levou as instituições de ensino profissionalizante à necessidade de se adaptarem a essa nova realidade social. Para formar esse novo perfil de estudante a Educação Profissional deve deixar de lado as metodologias tradicionais de ensino focadas na memorização e na transmissão do conteúdo e promover metodologias ativas cuja aprendizagem se dá por meio da reflexão e problematização de experiências reais. Portanto, com este artigo, objetiva-se apresentar a experiência de aula na promoção da utilização da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para o desenvolvimento de uma atividade dita situação-problema alinhada ao contexto de formação profissional técnica dos alunos. Após a contextualização teórica das metodologias ativas, da PBL e de sua relação com a Educação Profissional, apresenta-se o planejamento, a atividade e o processo pelo qual conduziu-se este estudo. Como avaliação da atividade propôs-se um questionário cujos dados levaram a uma análise quali-quantitativa da percepção do discente no seu processo de aprendizado. Os resultados da análise levaram à conclusão de que o método PBL contribuiu de modo relevante para o processo de aprendizagem dos alunos, logo, contribuindo para a formação do perfil profissional desejado.
Palavras-chave
Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em problemas. Educação profissional.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2398
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