INVESTIGANDO OS AMBIENTES DE TRABALHO E ESCOLAR DOS ESTUDANTES DA EJA NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA

Cláudia Denise Kuhn, Margarete da Fonseca, Maria Madalena Dullius

Resumo


A presente pesquisa investiga alunos da modalidade EJA Ensino Fundamental, numa escola do município de Arroio do Meio. A proposta busca conhecer a matemática do ambiente de trabalho e do ambiente escolar dos jovens trabalhadores. Percebe-se a importância de conhecer a vida de trabalho desses alunos, pois muitos estão em busca de um conhecimento que os auxilie na vida, principalmente na área profissional que envolva a matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário para os alunos e uma entrevista gravada com a professora de matemática da EJA. Nesse processo o aluno refletiu sobre a importância da matemática no seu ambiente de trabalho e a etnomatemática contribuiu para influenciar na prática da professora da EJA.

Palavras-chave


Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cláudia Denise Kuhn, Margarete da Fonseca, Maria Madalena Dullius

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: