METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO: UM RELATO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION

Autores

  • Mouriac Halen Diemer Universidade do Vale do Taquari
  • Magda Bercht Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alberto Bastos do Canto Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Claudete Schorr Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2400

Palavras-chave:

Peer Instruction, Ensino de Programação, Trajetórias de Aprendizagem

Resumo

As dificuldades com o aprendizado de algoritmos são uma das razões para os altos índices de desistência nos cursos de computação e informática, motivando a adoção de novas estratégias de ensino. Este artigo apresenta os resultados alcançados com a aplicação da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction no ensino de algoritmos em turmas de graduação. Foram comparadas as médias históricas dos estudantes expostos a aulas convencionais com a média de quatro turmas de alunos que experienciaram a metodologia. A análise dos resultados foi realizada qualitativamente com o apoio de ferramentas quantitativas. O presente trabalho mostrou resultados positivos, indicando a consecução dos objetivos pedagógicos e evidenciando que o uso da metodologia Peer Instruction corroborou para a melhoria do desempenho dos alunos.

Biografia do Autor

Mouriac Halen Diemer, Universidade do Vale do Taquari

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Magda Bercht, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

Alberto Bastos do Canto Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação

Maria Claudete Schorr, Universidade do Vale do Taquari

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

DIEMER, Mouriac Halen; BERCHT, Magda; CANTO FILHO, Alberto Bastos do; SCHORR, Maria Claudete. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO: UM RELATO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2400. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2400. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas