ROBÓTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MOTIVACIONAL

Autores

  • Daiane Andressa Hensel Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Maria Claudete Schorr UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2406

Palavras-chave:

Motivação. Robótica. Ensino fundamental.

Resumo

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais incorporados em nossas atividades diárias, seja na indústria, comércio, tarefas pessoais ou na educação. Na educação é possível aprender e ensinar de diferentes maneiras desenvolvendo habilidades e competências por meio da tecnologia. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade da introdução da robótica como ferramenta motivadora dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental na realização de atividades da língua portuguesa. Para atingir o objetivo foi criado um protótipo robótico chamado Mika Robô que funciona a partir de um objeto de aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa exploratória, a construção do protótipo robótico e um estudo de caso e para levantamento dos dados, foram empregados um pré-teste, um pós-teste, análise das respostas no objeto de aprendizagem, filmagem, além da observação espontânea e participante dos estudantes. O estudo de caso efetivou-se com sete estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. Como resultados percebeu-se que o desempenho dos estudantes foi melhor no pós-teste, notou-se os estudantes motivados para resolver as atividades, isso foi um fator determinante na utilização do OA, tendo em vista o prêmio conforme número de acertos do desenho do Mika Robô.

Biografia do Autor

Daiane Andressa Hensel, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduada em Engenharia de Software

Maria Claudete Schorr, UNIVATES

Possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC - Rio (2010) e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES e professora do Colégio Cenecista João Batista de Mello - CNEC Lajeado. Desde 2004 coordena os projetos de Informática e Robótica do Colégio Cenecista João Batista de Mello. Tem experiência em Informática, com ênfase em Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

HENSEL, Daiane Andressa; SCHORR, Maria Claudete. ROBÓTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MOTIVACIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2406. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2406. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas