REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E A CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATÉRIAS REAPROVEITÁVEIS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Sabrina Teixeira de Sousa Silva
  • Rayna Relane de Souza Teixeira
  • Ruth Helly Ferreira Cardoso
  • Rayanne Cornélio Silva Carvalho
  • João Victor da Silva Santos
  • Vilma Dias de Araujo Veloso

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2414

Palavras-chave:

Ensino de Química, Modelos didáticos, Materiais recicláveis

Resumo

O Ensino de Química está presente na Educação Básica, e tem como intuito promover ao aluno a compreensão e interpretação do mundo em que vive, suas propriedades e transformações, sendo o estudo dos modelos atômicos a base para se entender a constituição da matéria. Metodologias tradicionais de ensino, em alguns casos, dificultam a compreensão do conteúdo de modelos atômicos, visto que, as vezes, se utiliza apenas o material didático e analogias, que venham a ser errôneas, além da abstração do conteúdo. A utilização de recursos pedagógicos facilita o aprendizado, e aproxima a teoria da prática, sendo uma alternativa para sanar dificuldades e aprimorar a aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino de Química, promovendo o conhecimento sobre modelos atômicos por meio da construção de modelos utilizando materiais reaproveitáveis. O desenvolvimento do trabalho ocorreu em uma escola pública de Ensino Médio da cidade de Parnaíba-PI, sendo os sujeitos da pesquisa alunos de uma turma de 1º ano. Foram aplicados dois questionários abertos como instrumento de coleta de dados, sendo um anterior a construção dos modelos, e o outro posteriormente. Os procedimentos metodológicos necessários à realização desse trabalho foram baseados em uma abordagem qualitativa, com enfoque na Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A análise dos dados, foi dividida em três tópicos principais, sendo estes: Perspectivas dos alunos com relação a disciplina de Química; Exposição dos modelos confeccionados em sala de aula; Contribuições da prática pedagógica proposta. Como resultado, foi possível observar que os alunos se mostraram adeptos de uma metodologia diferenciada, visto que foi notória uma melhoria no aprendizado, sendo possível uma nova visão sobre a utilização de diferentes práticas pedagógicas como alternativas para a construção do conhecimento e qualidade de ensino. A análise teórica foi subsidiada em trabalhos de Piaget (2005), Carvalho (2013), Silva (2013), Rufino (2014), dentre outros.

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

SILVA, Sabrina Teixeira de Sousa; TEIXEIRA, Rayna Relane de Souza; CARDOSO, Ruth Helly Ferreira; CARVALHO, Rayanne Cornélio Silva; SANTOS, João Victor da Silva; VELOSO, Vilma Dias de Araujo. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA E A CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATÉRIAS REAPROVEITÁVEIS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2414. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2414. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas