DOCUMENTANDO A ARQUITETURA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO VALE DO TAQUARI: NOTAS SOBRE O ENXAIMEL EM SANTA CLARA DO SUL/RS

Autores

  • Andressa Carnevalli Universidade do Vale do Taquari
  • Caroline Nichel Universidade do Vale do Taquari
  • Djulia Marder Universidade do Vale do Taquari
  • Luíze França da Rocha Universidade do Vale do Taquari
  • Jamile Maria da Silva Weizenmann Universidade do Vale do Taquari http://orcid.org/0000-0001-7077-6371
  • Jauri dos Santos Sá Universidade do Vale do Taquari http://orcid.org/0000-0002-5268-3566

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2416

Palavras-chave:

Arquitetura, Enxaimel, Patrimônio, Inventário, Santa Clara do Sul.

Resumo

O texto aqui apresentado constitui desdobramento de pesquisa realizada no âmbito do projeto Para além dos muros: subsídios para (re)descobrir o patrimônio cultural do Vale do Taquari/RS, com vinculação ao projeto de extensão Patrimônio Vivo e ao Escritório Modelo de Arquitetura (EMAU) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A arquitetura enxaimel existente no município de Santa Clara do Sul é o objeto de trabalho desta investigação. Ao percorrer as ruas da cidade ou a zona rural do município encontramos diversas edificações que documentam o modo de morar e a técnica construtiva utilizada pelos imigrantes alemães, entre os séculos XIX e XX. Os resultados obtidos permitem avançar com o estudo, o qual tem por foco promover uma consciência transformadora que privilegie o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural presente nas diversas comunidades do Vale do Taquari. Priorizando inventariar a arquitetura enxaimel foi utilizado como instrumento de levantamento de dados o modelo de ficha indicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), que abrange diversos itens que identificam e caracterizam as edificações como situação, atuais condições de conservação, características físicas, incluindo levantamento fotográfico e planta baixa. Não estando concluído o levantamento, opta-se por tratar neste artigo sobre os procedimentos metodológicos de documentação dessa arquitetura, tendo como referência um exemplar localizado na zona rural de Santa Clara do Sul.

Biografia do Autor

Andressa Carnevalli, Universidade do Vale do Taquari

Arquiteta e Urbanista pela UNIVATES (2017). Além disso é voluntária no grupo de Pesquisa Para além dos muros: subsídios para (re)descobrir o patrimônio cultural do Vale do Taquari/RS da UNIVATES.

Caroline Nichel, Universidade do Vale do Taquari

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo e bolsista do projeto de extensão Patrimônio Vivo da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Djulia Marder, Universidade do Vale do Taquari

Possui ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual Ensino Médio Santa Clara(2008). Arquiteta e Urbanista pela UNIVATES (2019). Atualmente é colaboradora no grupo de pesquisa Além disso é voluntária no grupo de Pesquisa Para além dos muros: subsídios para (re)descobrir o patrimônio cultural do Vale do Taquari/RS da UNIVATES.

Luíze França da Rocha, Universidade do Vale do Taquari

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo e bolsista do projeto de extensão Patrimônio Vivo da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Além disso é voluntária no grupo de Pesquisa Para além dos muros: subsídios para (re)descobrir o patrimônio cultural do Vale do Taquari/RS da UNIVATES.

Jamile Maria da Silva Weizenmann, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Arquitetura pela UFRGS (2019). Mestre em Arquitetura pela UFRGS (2008). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). É docente na área de projeto arquitetônico e na área de teoria e história da arquitetura e coordenadora do Projeto de Extensão, Patrimônio Vivo, na UNIVATES.

Jauri dos Santos Sá, Universidade do Vale do Taquari

Doutor em Arquitetura (Universidade Politécnica da Catalunha - UPC/ETSAB/Barcelona/Espanha), com título revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diploma de Estudos Avançados pela UPC/Barcelona/Espanha. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui). Autor de artigos na área de Arquitetura e da Educação, desenvolvidos principalmente sobre o tema: arquitetura escolar, políticas públicas e história das instituições escolares. Realizou, estágio de pós-doutoramento no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), integrando o grupo de pesquisa História, Política e Gestão da Escola Básica, com bolsa do PDJ/CNPq. É professor na Universidade do Vale do Taquari - Univates, curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrando disciplinas na área de Projeto de Arquitetura, História da Arquitetura e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-12-2019

Como Citar

CARNEVALLI, Andressa; NICHEL, Caroline; MARDER, Djulia; ROCHA, Luíze França da; WEIZENMANN, Jamile Maria da Silva; SÁ, Jauri dos Santos. DOCUMENTANDO A ARQUITETURA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO VALE DO TAQUARI: NOTAS SOBRE O ENXAIMEL EM SANTA CLARA DO SUL/RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2416. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2416. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas