AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE IN NATURA DE PRODUTORES RURAIS DO VALE DO TAQUARI EM DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2440

Palavras-chave:

Análises. Alimento. Leite cru. Normativas. Contaminação.

Resumo

Devido ao alto valor nutritivo, o leite é um importante alimento na dieta humana, contendo várias enzimas naturais, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Com a mudança das estações do ano e, consequentemente, da temperatura, os animais sofrem alterações hormonais que alteram a qualidade do leite produzido. O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade do leite cru, realizando análises físico-químicas e microbiológicas, como crioscopia, acidez, pH, teste de alizarol, contagem de aeróbios mesófilos, psicrotróficos, termotolerantes e coliformes totais. As coletas foram realizadas em diferentes estações, em agosto e outubro, sendo meses com temperaturas amenas e elevadas, respectivamente. Não foi observada diferença entre os resultados obtidos nas análises realizadas em diferentes estações, sendo assim as alterações de temperatura não tiveram interferência na qualidade do leite cru deste estudo.

Biografia do Autor

Camila Pruana Schmidt, Biomédica formada pela Universidade do Vale do Taquari- Univates

Universidade do Vale do Taquari- Univates

Gabriela Kniphoff da Silva Lawisch, Universidade do Vale do Taquari- Univates

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Médicas (CCM).

Mônica Jachetti Maciel, Universidade do Vale do Taquari- Univates

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

PRUANA SCHMIDT, Camila; KNIPHOFF DA SILVA LAWISCH, Gabriela; MACIEL, Mônica Jachetti. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE IN NATURA DE PRODUTORES RURAIS DO VALE DO TAQUARI EM DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2440. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2440. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde