EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA DO USO DA ARQUITETURA DE PROCESSAMENTO GRÁFICO NVIDIA CUDA PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DE ALGORITMOS DE ESTIMATIVA DE MOVIMENTO EM UM CODIFICADOR DE VÍDEO H.264

Autores

  • Ronaldo Husemann UNIVATES
  • Augusto L. Lenz
  • Marco A. Gobbi
  • Valter Roesler

Palavras-chave:

Codificador de Vídeo H.264, Pesquisa de SAD, Computação paralela, GPU CUDA

Resumo

Atualmente, se observa a adoção de modernos codificadores de vídeo sobre diferentes soluções multimídia, tais como TV Digital, teleconferência, vídeossegurança, entre outras. Internamente a um codificador de vídeo o algoritmo mais crítico é a estimativa de movimento, que é responsável por identificar e eliminar a redundância temporal entre quadros consecutivos. Considerando a relevância deste algoritmo, este trabalho apresenta um método alternativo para a estimativa de movimento, que foi especialmente otimizado para execução paralela, objetivando sua implementação sobre modernas plataformas de processamento gráfico, como a tecnologia NVIDIA CUDA®. Resultados experimentais feitos sobre diferentes vídeos registraram ganhos médios de velocidade de mais de 400% (4 vezes mais rápidos), pelo uso da solução proposta.

Downloads

Publicado

30-12-2012

Como Citar

HUSEMANN, Ronaldo; LENZ, Augusto L.; GOBBI, Marco A.; ROESLER, Valter. EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA DO USO DA ARQUITETURA DE PROCESSAMENTO GRÁFICO NVIDIA CUDA PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DE ALGORITMOS DE ESTIMATIVA DE MOVIMENTO EM UM CODIFICADOR DE VÍDEO H.264. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/247. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas