METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O uso das Metodologias Ativas está cada vez mais presente no ensino, tendo em vista a formação de um estudante ativo e protagonista de seu processo de aprendizagem. Diante disso, este artigo apresenta uma revisão integrativa sobre a utilização das Metodologias Ativas nos cursos Técnicos de Administração sob a concepção da literatura científica. Para a revisão integrativa utilizou-se a base de dados do portal de periódicos da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para seleção dos estudos, os critérios de inclusão utilizados foram os artigos que apresentaram na íntegra abordagem das técnicas de metodologias ativas na área de educação profissional, selecionando-se para análise do conteúdo sete artigos. Entre os principais resultados encontrados ressalta-se a postura ativa e crítica que os estudantes adotam por meio das metodologias ativas aplicadas, além de desenvolver a autonomia, criatividade, tomada de decisão, troca de experiências e participação ativa. A partir deste resultado conclui-se a importância da inclusão das metodologias ativas nas práticas pedagógicas por parte dos docentes, favorecendo a formação de profissionais técnicos qualificados e bem preparados para o mercado de trabalho.
Palavras-chave
Metodologias ativas. Ensino Profissional. Técnico em Administração
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2499
Direitos autorais 2020 Maria Claudete Schorr, Luana De Maman
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Tradução automática: