METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Luana De Maman Universidade do Vale do Taquari
  • Maria Claudete Schorr Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2499

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Ensino Profissional. Técnico em Administração

Resumo

O uso das Metodologias Ativas está cada vez mais presente no ensino, tendo em vista a formação de um estudante ativo e protagonista de seu processo de aprendizagem. Diante disso, este artigo apresenta uma revisão integrativa sobre a utilização das Metodologias Ativas nos cursos Técnicos de Administração sob a concepção da literatura científica. Para a revisão integrativa utilizou-se a base de dados do portal de periódicos da Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo). Para seleção dos estudos, os critérios de inclusão utilizados foram os artigos que apresentaram na íntegra abordagem das técnicas de metodologias ativas na área de educação profissional, selecionando-se para análise do conteúdo sete artigos. Entre os principais resultados encontrados ressalta-se a postura ativa e crítica que os estudantes adotam por meio das metodologias ativas aplicadas, além de desenvolver a autonomia, criatividade, tomada de decisão, troca de experiências e participação ativa. A partir deste resultado conclui-se a importância da inclusão das metodologias ativas nas práticas pedagógicas por parte dos docentes, favorecendo a formação de profissionais técnicos qualificados e bem preparados para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Luana De Maman, Universidade do Vale do Taquari

Graduada/Bacharela em Ciências Contábeis. Acadêmica do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Docência na Educação Profissional da Univates.

Maria Claudete Schorr, Centro Universitário UNIVATES

Possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC - Rio (2010) e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário UNIVATES e professora do Colégio Cenecista João Batista de Mello - CNEC Lajeado. Desde 2004 coordena os projetos de Informática e Robótica do Colégio Cenecista João Batista de Mello. Tem experiência em Informática, com ênfase em Tecnologias na Educação.

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

MAMAN, Luana De; SCHORR, Maria Claudete. METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2499. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2499. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais