O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Lucimara Fiorese Univates
  • Michele Ravel Simões Univates
  • Cristiana Lenhardt
  • Rosemeri Camargo
  • Alana Mors
  • Bibiana de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2516

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Idoso. Metodologias Ativas. Técnico em Enfermagem.

Resumo

Este artigo objetivou descrever o processo de ensino, baseado em metodologias ativas de aprendizagem na disciplina de Saúde do Idoso do curso Técnico em Enfermagem, mediante aprendizagem baseada em problemas, na qual, os estudantes deveriam, ao final do processo, desenvolver um projeto inovador, voltado para atender idosos, bem como, identificar os resultados alcançados com a metodologia proposta. Sendo pesquisa aplicada, estudo de caso, pesquisa-ação e metodologia qualitativa, realizada na disciplina de Saúde do Idoso, ministrada no curso Técnico de Enfermagem. Os resultados demonstram que soluções simples podem surgir do uso de metodologias ativas e aprendizagens baseadas em problemas, destes métodos nasceram dois projetos que visam melhorar a locomoção de pessoas idosas: andador que vira assento e bengala sustentável com compartimento para medicamentos.

Biografia do Autor

Lucimara Fiorese, Univates

Graduada em Secretariado Executivo pela Univates, Especialista em MBA em Gestão Financeira pela Faculdade La Salle e Especialista em Gestão de Pessoas pela UNISEB/Estácio.

Michele Ravel Simões, Univates

Enfermeira. Especialista em Saúde pública com ênfase em saúde da família e Docência na educação profissional. Docente do curso técnico em Enfermagem

Cristiana Lenhardt

Cursando Técnico em Enfermagem pela Univates

Rosemeri Camargo

Cursando Técnico em Enfermagem pela Univates

Alana Mors

Cursando Técnico em Enfermagem pela Univates

Bibiana de Andrade

Cursando Técnico em Enfermagem pela Univates

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

FIORESE, Lucimara; RAVEL SIMÕES, Michele; LENHARDT, Cristiana; CAMARGO, Rosemeri; MORS, Alana; DE ANDRADE, Bibiana. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM AULAS DE ENFERMAGEM. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2516. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2516. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde