A AFETIVIDADE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Gilma Helena Souza
  • Thatiany De Paula
  • Marcos Venicio Esper UEMG

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2522

Palavras-chave:

Educação infantil, Afetividade, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo discute o tema afetividade no processo ensino aprendizagem na educação infantil, apresentando por meio de pesquisas bibliográficas, a visão de pensadores e pesquisadores, que tratam da importância do afeto para o desenvolvimento cognitivo da criança nos anos iniciais da educação básica. Essa questão motivou o questionamento: Como o relacionamento afetivo entre professor e aluno dos anos iniciais da Educação Básica pode contribuir para a aprendizagem? Uma das hipóteses prevê que, quando o professor estabelece um vínculo com seus alunos, estará contribuindo para a formação integral das crianças nos anos iniciais da Educação Básica. Tem como objetivo geral analisar a importância da afetividade no relacionamento entre docente e discente, na educação infantil. A metodologia deste trabalho é a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. A hipótese foi confirmada, pois segundo os autores pesquisados, a afetividade é importante na formação da criança no cenário educacional, sendo um elo entre professor e aluno, e tem como base o respeito mútuo e a interação afetiva.

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Publicado

02-08-2020

Como Citar

SOUZA, Gilma Helena; DE PAULA, Thatiany; ESPER, Marcos Venicio. A AFETIVIDADE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2522. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2522. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais