EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ESCOLA MUNICIPAL BOM JESUS NA PERCEPÇÃO DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2568

Palavras-chave:

Desafios educacionais, Educação do Campo, Práticas pedagógicas.

Resumo

A Educação do Campo surgiu como uma forma de ofertar instrução e atender as especificidades das pessoas que trabalham ou vivem no/do campo. Essa modalidade educacional é relativamente recente e fruto de grandes lutas sociais. Esse estudo tem como objetivo refletir as percepções dos atores sociais da Escola Municipal Bom Jesus, Santa Terezinha/MT, sobre a educação do campo vivenciada, a importância da escola, seus desafios, sua interação com a comunidade e as perspectivas futuras. Esta pesquisa de cunho qualitativo, toma por base as percepções dos diferentes segmentos que constituem a comunidade escolar desta instituição voltada ao atendimento a moradores do campo. Para coletar dados, no decorrer do primeiro semestre de 2019, foram realizadas aplicações de questionários com moradores, pais e alunos, além de pesquisas na literatura e documentos oficiais, que serviram como aporte teórico. Sobre a importância da escola, destaca-se que a mesma se constitui como espaço de socialização e oportunidade de participação da comunidade. Sobre a interação escola e comunidade e as perspectivas, foram mencionadas as percepções de que a escola promove a interação com seus grupos por meio das feiras de vendas de produtos, reuniões e eventos. No entanto, como desafios tivemos relatos de que a escola ainda permanece distante da história local e das questões inerentes aos saberes populares. Logo, essa modalidade necessita de políticas educacionais para que de fato cumpra sua finalidade e supere a fragilidade no que diz respeito à construção de um currículo próprio que atenda às especificidades das comunidades locais.

Biografia do Autor

Edilaine Ferreira Leal, Instituto Federal de Mato Grosso

Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia (UNEMAT). Pós-Graduada em Educação do Campo (IFMT). Professora da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres (SEDUC/MT), município de Vila Rica.

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Licenciatura em Química (UNISC)e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa-MT.

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

LEAL, Edilaine Ferreira; LEÃO, Marcelo Franco. EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ESCOLA MUNICIPAL BOM JESUS NA PERCEPÇÃO DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2568. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2568. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais