AS TEORIAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, UM ESTUDO DA DÉCADA DE 80 COM O FIM DA GUERRA FRIA E A NOVA CONCEPÇÃO DA POLÍTICA MUNDIAL

Autores

  • Veranice Bohn
  • Mateus Dalmáz

Palavras-chave:

Teoria das relações internacionais. Guerra Fria. Fim do Socialismo. Biporalização do poder econômico.

Resumo

O presente artigo procura trazer as teorias das relações internacionais que, na visão de Marinho (2008), são os modelos Idealista, Realista, Marxista, Liberal, Transnacional e a Dependentista, mostrando seus conceitos e características. Analisaremos, na década de 80, a crise na Rússia levando à sua queda e à do regime socialista, provocando o fim da Guerra Fria. Com isso, analisaremos também o fim da bipolarização hegemônica das superpotências entre os Estados Unidos e a Rússia, o fim do poder entre estes dois grandes países, e o inicio da multipolarização do poder com o surgimento do novo capitalismo.

Downloads

Publicado

15-04-2013

Como Citar

BOHN, Veranice; DALMÁZ, Mateus. AS TEORIAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, UM ESTUDO DA DÉCADA DE 80 COM O FIM DA GUERRA FRIA E A NOVA CONCEPÇÃO DA POLÍTICA MUNDIAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/257. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional