COMPARAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES FUNCIONAIS DE MEMBROS INFERIORES PRÉ E PÓS-PERÍODO DE PREPARAÇÃO EM ATLETAS DE VOLEIBOL FEMININO DE BASE

Autores

  • Bruna Schlabitz Battisti Univates
  • Rodrigo Lara Rother Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2594

Palavras-chave:

Treinamento Esportivo, Avaliação Funcional, Voleibol, Lesões,

Resumo

O voleibol de rendimento evoluiu em diversos aspectos e, um deles, é a exigência física, que chegou a um patamar que não envolve somente o desejo de jogar bem, mas sim, a soma de diversos requisitos associados às técnicas de treinamento. Em uma partida de voleibol acontecem de 250 a 300 atos motores, representados nos saltos, corridas e quedas. Esta gama variada de exigências, associada à desequilíbrios físicos e/ou posturais, pode levar o atleta a desenvolver algum tipo de lesão. O objetivo do presente estudo é comparar as avaliações funcionais realizadas no pré e pós período de preparação em uma equipe de voleibol de base feminina. A metodologia empregada caracteriza-se como quantitativa, descritiva e transversal, utilizando informações do banco de dados de uma equipe de voleibol feminino, que aplicou o Y Balance Test (YBT) em 12 atletas da categoria infanto juvenil. Os resultados foram tabulados em uma planilha Excel, na qual foi calculado o score composto, descritos por meio de média e desvio padrão, e comparados a partir do Teste T de Student pareado. A equipe obteve como média no período pré preparação o score composto para MID 96,37 (dp 5,26) e para MIE 97,62 (dp 6,25). Dentre as atletas avaliadas, apenas uma (8,33%) apresentou risco de lesão nas duas avaliações realizadas (pré-temporada e pós-preparação), 3,5 vezes maior que suas colegas de equipe, com valores de 87,81 para MID e 85,10 para MIE. Conclui-se que o risco de lesões da equipe avaliada é baixo e que as avaliações funcionais de pré e pós-preparação são fundamentais no auxílio à prevenção de lesões de membros inferiores no voleibol.

Biografia do Autor

Bruna Schlabitz Battisti, Univates

Graduada em Educação Física bacharelado pela UNIVATES.

Rodrigo Lara Rother, Univates

Graduado em Educação Física (licenciatura plena) pela Unisinos/RS/Brasil, especialista em Psicologia da Atividade Física e do Esporte pela Feevale/RS/Brasil, mestre em Ciências Aplicadas a Atividade Física e ao Esporte pela Universidad de Córdoba/ESP, e mestre e doutor em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates/RS/Brasil.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

BATTISTI, Bruna Schlabitz; ROTHER, Rodrigo Lara. COMPARAÇÃO ENTRE AVALIAÇÕES FUNCIONAIS DE MEMBROS INFERIORES PRÉ E PÓS-PERÍODO DE PREPARAÇÃO EM ATLETAS DE VOLEIBOL FEMININO DE BASE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2594. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2594. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde