IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DO VOLEIBOL ESCOLAR NOS HÁBITOS ESPORTIVOS NA IDADE ADULTA

Autores

  • Gustavo Eugênio Koerbes UNIVATES
  • Rodrigo Lara Rother Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2595

Palavras-chave:

Voleibol, Saúde, Escola,

Resumo

O voleibol é um dos esportes mais praticados no Brasil, sobretudo por crianças e adolescentes em idade escolar. Sabe-se que os hábitos adquiridos nessas idades refletem no comportamento quando adultos. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo investigar as implicações da prática do voleibol escolar nos hábitos esportivos de adultos. Para isso, foram entrevistados adultos que tiveram contato com o voleibol na escola em suas diferentes manifestações esportivas. Após a coleta de dados, foi elaborada uma classificação dos resultados, categorização e análise de conteúdos. Foram encontradas diferentes respostas nos grupos estudados, ainda assim, alguns padrões foram percebidos, como no grupo dos adultos que hoje não praticam voleibol, em que a maioria afirmou ter presenciado a falta de estímulos na escola. Já no grupo que hoje pratica voleibol de rendimento, grande parte dos relatos dão conta de que a escola teve total influência no tipo de prática realizada atualmente, mas vinculando às experiências que tiveram em horários extraclasse. Quanto aos que praticam voleibol por lazer, foi o grupo que apresentou as mais variadas respostas, mencionando motivos como incentivo de amigos, falta de outra opção de lazer ou opção para manutenção da saúde.

Biografia do Autor

Gustavo Eugênio Koerbes, UNIVATES

Graduado em Educação Física - licenciatura, UNIVATES.

Rodrigo Lara Rother, Univates

Graduado em Educação Física (licenciatura plena) pela Unisinos/RS/Brasil, especialista em Psicologia da Atividade Física e do Esporte pela Feevale/RS/Brasil, mestre em Ciências Aplicadas a Atividade Física e ao Esporte pela Universidad de Córdoba/ESP, e mestre e doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento, pela Univates/RS/Brasil.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

KOERBES, Gustavo Eugênio; ROTHER, Rodrigo Lara. IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DO VOLEIBOL ESCOLAR NOS HÁBITOS ESPORTIVOS NA IDADE ADULTA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2595. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2595. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais