IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS ESPORTIVOS NA ESCOLA

Autores

  • Igor Joel da Costa Francisco UNIVATES
  • Rodrigo Lara Rother Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2596

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Aptidão Física, Esporte,

Resumo

A descoberta de talentos no esporte é um terreno fértil para investigações, ainda mais no Brasil, onde se busca á muitos anos encontrar uma forma sistemática para descobrir e desenvolver estes talentos. Ainda assim, o Programa Esporte Brasil (PROESP-BR) oferece uma bateria de testes e valores referência para serem usados de forma voluntária no país. O presente estudo buscou identificar possíveis talentos para o esporte na escola, avaliando-se a massa corporal, estatura, IMC e cinco testes de aptidão física em 73 escolares, meninos e meninas, de 12 a 14 anos. Entre os avaliados, somente 2,19% apresentaram resultados considerados “excelentes” em pelo menos um dos testes, estando concentrados nos testes de força explosiva de membros superiores e no teste de aptidão cardiorrespiratória. Conclui-se que ações voltadas ao treinamento esportivo devam ser voltadas a modalidades caracterizadas pelas duas habilidades identificadas e, para os demais, sugerem-se ações voltadas para a saúde, já que a grande maioria apresentou resultados abaixo dos valores indicados para se ter uma vida saudável.

Biografia do Autor

Igor Joel da Costa Francisco, UNIVATES

Graduado em Educação Física - Licenciatura - UNIVATES.

Rodrigo Lara Rother, Univates

Graduado em Educação Física (licenciatura plena) pela Unisinos/RS/Brasil, especialista em Psicologia da Atividade Física e do Esporte pela Feevale/RS/Brasil, mestre em Ciências Aplicadas a Atividade Física e ao Esporte pela Universidad de Córdoba/ESP, e mestre e doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento, pela Univates/RS/Brasil.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

FRANCISCO, Igor Joel da Costa; ROTHER, Rodrigo Lara. IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS ESPORTIVOS NA ESCOLA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2596. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2596. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais