COMPORTAMENTO ADOTADO POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO PARA EVITAR VERMINOSES

Autores

  • Monica Strege Médici SEDUC/MT
  • Milena Macaiewski Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) http://orcid.org/0000-0002-9184-916X

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2601

Palavras-chave:

Doenças tropicais, Saúde, Verminose

Resumo

Higiene pessoal e condições adequadas de saneamento básico podem ser determinantes para evitar problemas urbanos que afetam a qualidade de vida da população, a exemplo das verminoses. Esse estudo teve como objetivo identificar a situação e o comportamento adotado por estudantes mato-grossenses frente as condições de saneamento básico para evitar as verminoses. A pesquisa configura-se como descritiva e exploratória ocorrida no quarto bimestre de 2019. Foram investigados 20 estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública mato-grossense, de Vila Rica/MT. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário impresso, contendo 9 questões abertas que indagaram desde os conceitos de verminose e saneamento básico, as condições que enfrentam, até os hábitos que adotam frente a problemática. A maioria dos estudantes conceitua verminose como doença/infecção causada por vermes, também acreditam que o saneamento básico é condição fundamental para garantir qualidade de vida. Para evitar verminoses, os estudantes evidenciaram os cuidados com o próprio corpo, como o banho diário, lavar mãos antes das refeições e demais cuidados com a higiene pessoal. O estudo possibilitou identificar a situação em que vivem e o comportamento que adotam frente ao problema. O debate iniciado por meio dessa investigação precisa continuar.

Biografia do Autor

Monica Strege Médici, SEDUC/MT

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia (Centro Universitário de Várzea Grande). Especialização em Ensino de Biologia (Universidade Candido Mendes). Professora efetiva na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres onde ministra as disciplinas de ciências e biologia para o Ensino Fundamental e Médio. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Milena Macaiewski Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Graduanda de Biologia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

MÉDICI, Monica Strege; FERREIRA, Milena Macaiewski; LEÃO, Marcelo Franco. COMPORTAMENTO ADOTADO POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO PARA EVITAR VERMINOSES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2601. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2601. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde