RELAÇÕES ECOLÓGICAS E CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE VIABILIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO EM AULAS DE CIÊNCIAS COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2602

Palavras-chave:

Ecologia, Impactos ambientais, Meio ambiente.

Resumo

Ao analisar o cenário mundial, percebemos o momento crítico que vivemos acerca dos impactos ambientais, pois as atividades antrópicas tem comprometido significativamente a qualidade do ambiente. As consequências estão cada vez mais visíveis na atualidade, manifestadas por meio de fenômenos naturais, tais como: enchentes, derretimento das geleiras polares, desertificação do solo, escassez de água potável, dentre outros aspectos. Este texto tem como objetivo relatar a construção de um terrário e as percepções dos estudantes de uma turma do Ensino Fundamental sobre as relações ecológicas possibilitadas pela atividade e os cuidados necessários com o meio ambiente para minimizar os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas. O estudo desenvolvido no 2º semestre de 2019 com 28 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública mato-grossense localizada em Vila Rica/MT. Para coletar os dados foi utilizado um questionário de 12 perguntas mistas, que possibilitou identificar tanto concepções conceituais sobre o assunto, quanto avaliação da atividade realizada, além das relações que percebem sobre as ações humanas e a natureza. Logo, a atividade proporcionou que externassem suas percepções sobre o assunto e estabelecessem relações que remetem os cuidados necessários com o meio ambiente.

Biografia do Autor

Monica Strege Médici, SEDUC/MT

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia (Centro Universitário de Várzea Grande). Especialização em Ensino de Biologia (Universidade Candido Mendes). Professora efetiva na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres onde ministra as disciplinas de ciências e biologia para o Ensino Fundamental e Médio. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

MÉDICI, Monica Strege; LEÃO, Marcelo Franco. RELAÇÕES ECOLÓGICAS E CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE VIABILIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO EM AULAS DE CIÊNCIAS COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2602. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2602. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde