EFEITO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E NOS SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E INSÔNIA DE SUJEITOS SEDENTÁRIOS

Autores

  • Samanta Moré Universidade do Vale do Taquari Univates
  • Carlos Leandro Tiggemann
  • Janine Giovanella

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2603

Resumo

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) consiste em períodos de realização de exercícios físicos de alta intensidade intercalados com recuperação ativa ou passiva, tendo ocupado espaço nos treinamentos de sujeitos saudáveis, populações especiais e sedentárias, mostrando-se efetivo e factível. Ele favorece a redução do percentual de gordura corporal, aumenta a massa magra e melhora os níveis de consumo máximo de oxigênio (VO2máx), melhorando, assim, a qualidade de vida. Contudo, tem havido pouco estudado em relação ao impacto do HIIT sobre sintomas de ansiedade, depressão e de insônia. Para tanto, trinta e oito sujeitos sedentários e saudáveis (com idade entre 29,4±7,04 anos) participaram de uma intervenção de oito semanas. Eles foram divididos em dois grupos - de treinamento (GHIIT) e controle (GCON) - e avaliados quanto ao VO2máx, sintomas de ansiedade, depressão e insônia, pré e pós treinamento. A comparação das variáveis foi realizada por meio de uma análise de variância multifatorial de dois caminhos ou por meio do teste Mann-whitney e de Wilcoxon (p≤0,05). Uma melhora no VO2máx foi observada no GHIIT (40,71±5,52 vs 45,73±6,14 p≤0,05) após intervenção, mantendo-se similar no GCON. Em relação aos sintomas de ansiedade, não foi encontrada diferença significativa em nenhum aspecto (tempo x grupo). Os sintomas depressivos apresentaram uma redução significativa entre pré e pós em ambos os grupos, sem diferenças entre eles. A insônia obteve uma melhora importante apenas no GCON com o passar do tempo. Concluiu-se que a intervenção HIIT, com duração de oito semanas, beneficiou o condicionamento físico de sujeitos sedentários e saudáveis; entretanto, nos sintomas de ansiedade, depressão e insônia, não foram encontradas evidências que demonstram a eficácia do HIIT quando comparado ao GCON.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

MORÉ, Samanta; TIGGEMANN, Carlos Leandro; GIOVANELLA, Janine. EFEITO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NA APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA E NOS SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E INSÔNIA DE SUJEITOS SEDENTÁRIOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2603. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2603. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde