NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS E ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ACADEMIAS DE LAJEADO/RS

Autores

  • Daiana Schmitz UNIVATES
  • Rodrigo Lara Rother Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2607

Palavras-chave:

Atividade profissional, Sedentarismo, Saúde, Qualidade de Vida.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os níveis de atividade física (AF) e qualidade de vida (QV) de profissionais e estagiários de Educação Física que trabalham nas academias de musculação da cidade de Lajeado/RS. Quanto à metodologia utilizada, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, exploratória, transversal e correlacional, sendo composta por 44 sujeitos (26 profissionais e 18 estagiários de Educação Física – Bacharelado), todos atuantes em academias de musculação do município, que possuem carga horária mínima de 20h semanais. Para determinar os níveis de AF foi utilizado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ versão curta) e para determinar a QV foi utilizado o questionário WHOQOL-Bref. Os resultados encontrados para os níveis de AF foram de 15,91% classificados como baixos, 20,45% como moderados e 63,64% como vigorosos. Todos os domínios da QV apresentaram valores satisfatórios, sendo o domínio Físico como o de maior escore (78,57%), enquanto o domínio Ambiente o menor (68,18%), ambos classificados como “Bom”. Dados do presente estudo permitem concluir que profissionais que atuam em academias de musculação do município de Lajeado apresentam, em sua maioria, um nível de AF vigorosa e apresentam resultados bons em relação a QV. Não houve correlação estatisticamente significativa entre a intensidade da AF e a QV.

Biografia do Autor

Daiana Schmitz, UNIVATES

Graduada em Educação Física bacharelado pela UNIVATES.

Rodrigo Lara Rother, Univates

Graduado em Educação Física (licenciatura plena) pela Unisinos/RS/Brasil, especialista em Psicologia da Atividade Física e do Esporte pela Feevale/RS/Brasil, mestre em Ciências Aplicadas a Atividade Física e ao Esporte pela Universidad de Córdoba/ESP, e mestre e doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento, pela Univates/RS/Brasil.

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

SCHMITZ, Daiana; ROTHER, Rodrigo Lara. NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE PROFISSIONAIS E ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ACADEMIAS DE LAJEADO/RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2607. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2607. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde