MILITARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E DAS LUTAS EM MATO GROSSO

Autores

  • Monica Strege Medici SEDUC-MT
  • Domenico dos Santos Medici SEDUC-MT
  • Marcelo Franco Leão IFMT Campus Confresa

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2620

Palavras-chave:

Autonomia, Educação transformadora, Escola cívico-militar

Resumo

Atualmente, é crescente a onda de ataques à escola pública brasileira. A mais recente estratégia de ataque aos princípios da democracia, da autonomia e da criticidade da escola é a defesa da militarização das escolas públicas, como se fosse a solução para sanar os problemas da educação, tais como a violência e os baixos índices de aproveitamento. O estudo teve como objetivo realizar uma reflexão histórica sobre como esse preocupante fenômeno vem acontecendo no Sistema Educacional Brasileiro, bem como sobre as recentes lutas em torno da militarização que aconteceram em Mato Grosso. Trata-se de um estudo teórico, embasado na legislação brasileira, que discorre sobre a implantação do sistema de educação. Realizamos um retrospecto histórico das mudanças na estrutura e organização das escolas brasileiras, bem como levantamento das principais diferenças de objetivos da escola pública atual, pautada na gestão democrática e pluralismo de ideias, e a escola cívico-militar, pautada na disciplina e na ordem. Este estudo finaliza com o relato e reflexão dos últimos acontecimentos de lutas contra esses ataques à educação, em especial o enfrentamento à Lei de nº 10.922/2019, do Estado de Mato Grosso, que idealiza militarizar escolas públicas já existentes.

Biografia do Autor

Monica Strege Medici, SEDUC-MT

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia (Centro Universitário de Várzea Grande). Especialização em Ensino de Biologia (Universidade Candido Mendes). Professora efetiva na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres (SEDUC/MT), onde ministra as disciplinas de ciências e biologia para o Ensino Fundamental e Médio. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Domenico dos Santos Medici, SEDUC-MT

Graduação em Educação Física (Centro Universitário de Volta Redonda). Especialização em Educação Física Escolar (Associação Darwin de Educação e Pesquisa). Professor efetivo na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres (SEDUC/MT), onde ministra as aulas de Educação Física para o Ensino Fundamental e Médio.

Marcelo Franco Leão, IFMT Campus Confresa

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Downloads

Publicado

02-08-2020

Como Citar

MEDICI, Monica Strege; MEDICI, Domenico dos Santos; LEÃO, Marcelo Franco. MILITARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E DAS LUTAS EM MATO GROSSO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2620. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2620. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais