SEXUALIDADE E VULNERABILIDADE ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATOGROSSENSE

Autores

  • Mônica Strege Medici SEDUC-MT
  • Marcelo Franco Leão IFMT Campus Confresa

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2621

Palavras-chave:

Adolescência, Educação sexual, IST, Prevenção

Resumo

A sexualidade humana compreende um conjunto de comportamentos que envolve aspectos como o gênero, a orientação sexual, a identidade e expressão de gênero. Apesar de complexo e necessário por fazer parte da natureza humana, o tema é pouco debatido em âmbito familiar e escolar. Além disso, a falta de informação e de compreensão sobre o assunto faz com que os adolescentes fiquem vulneráveis a problemas como as infecções. O objetivo do estudo foi identificar, junto a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública mato-grossense, as principais fontes de informações sobre sexualidade, os níveis de informação que possuem sobre as Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs) e o quanto estão vulneráveis a elas. O presente estudo ocorreu no quarto semestre letivo de 2019 e envolveu 62 estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, município de Vila Rica/MT. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória que utilizou um questionário constituído por 16 questões que serviram para avaliar a atividade. Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível identificar características gerais dos estudantes, como lidam com a sexualidade, seus conhecimentos sobre ISTs, as formas de contágio e prevenção que conhecem. Portanto, cada vez mais é preciso refletir sobre o papel da escola e da família diante da formação do indivíduo no que tange o tema sexualidade e prevenção de ISTs e nesse sentido preservar saúde pública.

Biografia do Autor

Mônica Strege Medici, SEDUC-MT

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia (Centro Universitário de Várzea Grande). Especialização em Ensino de Biologia (Universidade Candido Mendes). Professora efetiva na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres (SEDUC/MT), onde ministra as disciplinas de ciências e biologia para o Ensino Fundamental e Médio. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Marcelo Franco Leão, IFMT Campus Confresa

Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT). Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestrado em Ensino (UNIVATES) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (EnCiMa).

Downloads

Publicado

24-11-2020

Como Citar

MEDICI, Mônica Strege; LEÃO, Marcelo Franco. SEXUALIDADE E VULNERABILIDADE ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATOGROSSENSE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2621. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2621. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde